top of page
Âncora 3

GERAÇÃO FOTOVOLTAICA

A KAENGI atua na execução de estudos de redução de consumo por eficiência energética. Pode oferecer ao seu empreendimento ou ao seu imóvel, sistemas fotovoltaicos de geração de energia elétrica, por exemplo, em áreas comuns de condomínios. Além da contribuição para uma redução da taxa condominial, é uma contribuição ambiental que agrega valor. Tal iniciativa  faz parte da nova tendência na indústria da construção, que é estabelecer o “selo verde” para a edificação. ( Casa Azul – CEF , Eficiência Energica – PROCELEDIFICA, etc.) 

                                   

KAENGI - Geração de energia solar

A Geração Fotovoltaica chegou.

A geração fotovoltaica já é uma realidade. Uma fonte de energia limpa, que toca fundo nos nossos ideais humanos de racionalidade. Hoje é possivel instalar uma micro usina de geração de energia no telhado de sua casa. É possível, também, a instalação deste sistema de geração de energia elétrica em coberturas de seu prédio. Tem sido uma tendência, a utilização dessa energia gerada, por exemplo, nas áreas comuns do seu condomínio. Normalmente, a limitação do aproveitamento nas areas comuns, nas coberturas, é o maior obstáculo e por consequência a energia gerada não cobre a tão sonhada autossuficiência, mas nunca deixará de ser uma opção vantajosa.  Já na sua residência ...

KAENGI - Energia Solar - sistemas autonomos

Instalação de sistema fotovoltaico na sua residência.

A instalação de sistemas fotovoltaicos em residências, especialmente no nosso estado da Paraiba, um dos mais ensolarados do Brasil, já começa a se tornar uma realidade. O sistema de compensação de geração de energia permite ao consumidor interligado ao sistema elétrico da concessionária – Energisa – tornar-se um micro gerador de energia. Sua geração excedente ao longo do dia, é injetada na rede da Energisa.  À noite, sem o sol para gerar, o consumidor resgata da rede, aquela energia excedente gerada ao longo do dia, para o seu consumo. Desta forma, dependendo da capacidade de geração instalada, pode fazer com que sua conta de energia tenha um excelente desconto pelos créditos em energia gerados. Fica fácil de entender que, dependendo do seu sistema de geração instalado, sua conta de energia pode ficar zerada, embora não vá ficar livre dos impostos normais incidentes. O sistema descrito é conhecido como On Grid ( Conectado à rede da concessionária), que obviamente, também pode ser instalado na cobertura do seu prédio. Para a instalação desse sistema há de ter um projeto elaborado por engenheiro eletricista habilitado, o qual fará a aprovação na Concessionária, com recolhimento de ART no CREA, que após aprovado, fará trocar o medidor de energia da sua residencia por outro do tipo bidirecional.

Existe a opção de se fazer a geração fotovoltaica de forma isolada, como um sistema autônomo, muitas vezes utilizado para abastecer de energia um sistema especifico, como uma estação de bombeamento de um poço artesiano em regiões remotas, estações de transmissão de dados metereológicos, câmeras de segurança urbanas com transmissão de imagem, etc.. Este sistema, isolado, não interligado, se denomina Off Grid. Este sistema pode ser instalado em residências, mas com uma diferença. Uma vez que não podem contar com a energia da concessionária, na falta do sol, há de se lançar mão da instalação de acumuladores de energia – baterias estacionárias. Durante à noite a energia será proveniente do que foi acumulado nas mesmas, ao longo do dia. A grande diferença desse sistema para o On Grid, além de não poder se conectar à concessionária, está no custo. Mais caro pela necessidade das baterias acumuladoras.

Há também a possibilidade de ter esses sistemas instalados sem acumuladores, isto e, à noite o consumidor só terá a opção, como fonte de energia, a rede da concessionária. Esse sistema, de igual forma, não poderá se interligar à rede. Fica também fácil notar que este sistema não possibilita uma economia tão grande quanto à do sistema interligado.

Composição basica de um sistema fotovoltaico On Grid.

Placas fotovoltaicas - Composta por uma combinação série - paralelo de células fotovoltaicas montadas em uma esquadria de perfis de aluminio, protegidas das intempéries por uma placa translucida. Sao placas com dimensoes e potencias de geracao padronizadas. Elas ficarão montadas sobre estruturas de suportação padronizadas em função do tipo das telhas sobre as quais estarão instaladas. Estas placas estarão interligadas umas as outras também em uma combinação série- paralelo, perfazendo em uma saida unica em 12 ou 24Vcc. 

Inversor  -  Dispositivo, através do qual será convertida a saida em Corrente Continua , 12 ou 24Vcc, das placas fotovoltaicas , em uma tensão padronizada local, em corrente alternada. No Nordeste , 220Vca F-N. Dependendo do alcance da geração do sistema e do tipo de instalação em sua residencia, pode-se optar por inversores, monofásicos ou trifásicos. O inversor é também o responsável pelo sincronismo entre a tensão da unidade de geração fotovoltaica e a tensão da rede da concessionária.

Medidor de energia Bidirecional -  DIspositivo instalado pela Concessionária, em substituição ao medidor convencional, unidirecional, para possibilitar o regime de compensação da energia gerada pelo sistema fotovoltaico.

                                                                                               CONSULTE-NOS

© 2016 - 2025 Por KAENGI - Soluções em Engenharia Elétrica. 

bottom of page